Com iniciativa da AAPPE, Projeto de Arteterapia auxilia no tratamento de crianças com transtornos em Alagoas

Como um reflexo do ser humano, a arte, em diversos momentos, pode representar a essência e os sentimentos de um indivíduo. Mais além, como uma expressão não verbal, a arte favorece a exploração, a expressão e a comunicação de aspectos dos quais o ser humano não está consciente. Neste sentido, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) desenvolveu junto à Clínica Integrar o Projeto de Arteterapia, inspirado nas obras Abaporu e Operários, de Tarsila do Amaral, para auxiliar no tratamento de crianças com desvio no desenvolvimento físico, intelectual ou auditivo, atendidas pela instituição. A apresentação do projeto acontece nesta segunda-feira (9/12/2019), às 14h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro de Pajuçara, em Maceió, e conta com atividades realizadas pelas próprias crianças.

A psicóloga, arteterapeuta e coordenadora do projeto, Marcia Elisa, falou sobre a importância da iniciativa para contribuir no desenvolvimento das crianças que possuem algum tipo de deficiência. “O projeto é importante tanto pela possibilidade de comunicação de conteúdos do inconsciente como na liberação de potenciais latentes que essas crianças têm, aumentando assim sua autoestima com a valorização de seus potenciais”, explicou a especialista. 

 

A programação do evento conta com exposição de obras produzidas pelas crianças atendidas pela AAPPE, apresentação das músicas “Brasil, Mostra a Tua cara” e “Asa Branca” e ainda uma apresentação de teatro nomeada como “Tarsila”. O evento irá reunir amigos, pais e familiares das crianças envolvidas no projeto, além da equipe terapêutica da instituição. A presidente da AAPPE, Iraê Cardoso, também irá prestigiar a apresentação.

Uma iniciativa da AAPPE, o Projeto de Arteterapia, inspirado nas obras Abaporu e Operários, de Tarsila do Amaral, conta com o apoio e organização do Núcleo de Assistência Integrar, da Clínica Integrar, uma instituição que presta serviços de reabilitação nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, sem fins lucrativos.