Instituto Bilíngue abre matrículas de novos alunos surdos para o ensino gratuito em Libras e Português, em Maceió

O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) abrirá inscrições para a matrícula de novos alunos surdos para o ensino gratuito em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Língua Portuguesa, em Maceió, a partir do dia 20 de janeiro. As inscrições serão realizadas na sede do instituto, localizada na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, número 66, no bairro da Jatiúca.

No total, o Ires está disponibilizando 120 vagas, que estão divididas em: 70 delas são para o programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e 50 vagas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em comum, todas estão destinadas apenas para alunos surdos, com turmas nos horários matutino e vespertino.

O fardamento e o material escolar para as duas modalidades de ensino serão fornecidos pelo Ires. As aulas no instituto seguem o calendário escolar de Maceió, sendo assim, iniciam no dia 9 de março

Ejai

Para as vagas nas turmas da Ejai são aceitos alunos surdos ou com deficiência auditiva com idade acima de 15 anos, independente de possuir ou não histórico escolar. No entanto, se já estudou ou estuda, é necessário estar munido de uma declaração da unidade que frequentou ou frequenta. Nesta modalidade escolar, as aulas acontecem de segunda à sexta, com o seguinte horário: no período matutino das 8h às 11h30 e no vespertino das 13h às 16h30.

AEE

Já para as turmas do AEE, são aceitos alunos surdos ou deficientes auditivos a partir dos três anos de idade até os 14 anos. O atendimento, assim como as aulas do Ejai, está disponível para os horários da manhã e tarde. No entanto, ocorrem apenas uma vez na semana. Os alunos interessados no AEE devem estar matriculados em uma unidade na rede municipal de Maceió.

Inscrições

Os interessados em garantir uma vaga para a formação e o atendimento escolar devem se dirigir à sede do Ires, localizada na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, número 66, em frente ao restaurante e bar Casa da Picanha, no bairro da Jatiúca, Maceió. As matrículas iniciam na próxima segunda-feira (20) e seguem até o dia 31 de janeiro.

Os menores de idade devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis. No ato da matrícula será necessário cópia dos seguintes documentos:

– RG (aluno e responsável)

– CPF (aluno e responsável)

– Comprovante de residência atualizado;

– Declaração da escola (AEE);

– Relatório da escola (AEE);

– Cartão do SUS;

– Cartão de atendimento da AAPPE;

– Atestado médico ou laudo médico;

– Número do NIS;

– 01 foto 3x4.

Sobre o Ires

O Ires nasceu dentro do setor de Educação da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e foi idealizado pela presidente da organização, Iraê Cardoso. Atualmente, o instituto já consegue dar seus próprios passos, com propósitos e objetivos específicos, atuando em Maceió, capital alagoana. Com o intuito de minimizar os prejuízos linguísticos desde os anos iniciais, até a inserção no mercado de trabalho, o Ires é o único instituto especializado em Libras e no ensino bilíngue no Norte-Nordeste. Tudo de forma gratuita.

Fonte: assessoria de Comunicação AAPPE/Ires

17/01/2020