Ires realiza 5ª live do Projeto Entre-surdos nesta quinta-feira (17)

O debate online será transmitido pelo YouTube do Ires, a partir das 15h

O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) promove, nesta quinta-feira (17), a quinta live do Projeto Entre-surdos. Com o tema “Representatividade Jovem”, o debate online conta com a participação da estudante de Letras-Libras, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tradutora e intérprete de Libras e consultora surda, Yanna Porcino. Esta é a primeira vez que a atividade será transmitida pelo YouTube do Ires e inicia a partir das 15h.

Para a live, a professora do Ires, Isabel Alvim, ficará responsável pela entrevista e a também professora do Instituto, Ana Paula, fará a mediação do debate. A atividade é direcionada para todos os alunos do Ires inseridos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), bem como para os familiares dos estudantes, a comunidade surda em geral e, em especial, os surdos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A convidada da vez é Yanna Porcino, estudante de Letras-Libras pela UFPE, tradutora, intérprete de Libras e consultora surda. Yanna é também pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com temática na Literatura Surda e desenvolve trabalho na comissão do grupo Slam das Mãos.

Durante a live será disponibilizado, ainda, acessibilidade de voz para os participantes ouvintes.

Projeto Entre-surdos

O Projeto Entre-surdos nasceu devido a necessidade de adaptação do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que acabou por distanciar os alunos da sala de aula, exigindo assim um ensino à distância.

Além de promover um maior vínculo entre aluno e família, os debates online pretendem, ainda, disseminar informação acessível para surdos e ouvintes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Outras quatro lives já foram realizadas desde o início do projeto, abordando os temas: “Surdez X Maternidade: relato de experiência”; “Empreendedorismo surdo, se reinventando em tempos de pandemia”; “Como se comportar numa entrevista de trabalho” e “Desafios e propostas como primeiro candidato surdo a vereador de Maceió”.

Fonte: Assessoria de Comunicação AAPPE | IRES

15 de dezembro de 2020