Primeira live do projeto Entre-surdos de 2021

discute sobre a profissão do cartunista

O debate online será transmitido pelo YouTube do Ires, a partir das 15h

O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) promove, na próxima quinta-feira (21), a primeira live do Projeto Entre-surdos de 2021. Com o tema “Profissão Cartunista: Criatividade e produções de livros”, o debate online conta com a participação do diretor de animação e criador do personagem Tikinho (HQ em Libras), Lucas Ramon. A atividade será transmitida pelo YouTube do Ires e inicia a partir das 15h.

Para a live, o Secretário Escolar do Ires, Leandro Pierri, ficará responsável pela entrevista. A atividade é direcionada para todos os alunos do Ires inseridos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), bem como para os familiares dos estudantes, a comunidade surda em geral e, em especial, os surdos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O convidado a ser entrevistado na live é Lucas Ramon, ilustrador e cartunista da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/MG), diretor de animação e criador do personagem Tikinho (HQ em Libras). Durante a live será disponibilizado, ainda, acessibilidade de voz para os participantes ouvintes.

Projeto Entre-surdos

O Projeto Entre-surdos nasceu devido a necessidade de adaptação do ambiente escolar em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que acabou por distanciar os alunos da sala de aula, exigindo assim um ensino à distância.

Além de promover um maior vínculo entre aluno e família, os debates online pretendem, ainda, disseminar informação acessível para surdos e ouvintes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Outras cinco lives já foram realizadas desde o início do projeto, abordando os temas: “Surdez X Maternidade: relato de experiência”; “Empreendedorismo surdo, se reinventando em tempos de pandemia”; “Como se comportar numa entrevista de trabalho”; “Desafios e propostas como primeiro candidato surdo a vereador de Maceió” e “Representatividade Jovem”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AAPPE e Ires

18 de janeiro de 2021