Quebrando paradigmas: Ires promove live sobre práticas
inclusivas e capacitismo contra a pessoa surda

O Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) irá promover, nesta sexta-feira (24), a Live Quebrando Paradigmas com o tema “Sou motorista de aplicativo e sou surdo”. A discussão online é aberta ao público, não necessitando de inscrição, e será transmitida pelo canal no YouTube Carlos Eduardo LSB, às 20h.
Foram convidados para a live o primeiro motorista por aplicativo da Uber de Alagoas, Carlos Eduardo Delgado, que irá contribuir com seu relato de experiência e o professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Rafael Bernardo. A mediação do evento fica por conta da psicóloga bilíngue do Ires e da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Aline Trindade. Já a acessibilidade em Libras será realizada pela intérprete do Instituto, Roberta Rafaele.
Além de motorista de aplicativo, Carlos Eduardo é instrutor de Libras formado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), graduado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós-graduado em Libras pelo Instituto Multidisciplinar de Alagoas (IMAS) e professor da Língua de Sinais.
O segundo convidado da Live Quebrando Paradigmas, Rafael Bernardo, é instrutor de Libras pelo Ministério da Educação (MEC), graduado em Letras-Libras também pela Ufal e pós-graduado em Libras pelo IMAS.
A mediadora do evento online é Aline Trindade, psicóloga bilíngue formada pela Ufal, pós-graduada em Libras pelo IMAS e coordenadora do setor de Empregabilidade e Inclusão do Ires e da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).
Clique aqui para ser direcionado à transmissão da live.
Fonte: Ascom AAPPE/IRES
24/07/2020